Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

INSS deve lançar edital com 2,5 mil vagas até dezembro

Cristiane Bonfanti – Do CorreioWeb

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se prepara para lançar concurso público com 2,5 mil vagas até dezembro deste ano. A expectativa é do presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Paulo César Régis de Souza, segundo o qual o quantitativo de vagas não corresponde a sequer 25% do déficit da instituição.

De acordo com ele, hoje a defasagem no quadro de recursos humanos da Previdência é de cerca de 10 mil funcionários. “Os postos vão suprir cargos abertos por aposentadorias, óbitos e demissões, mas ainda vamos enfrentar muita carência. É urgente um pedido para, pelo menos, outras 2,5 mil vagas”, disse o presidente.

Ele ressaltou ainda a necessidade de contratação de profissionais para atender ao Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS, que prevê a instalação de 720 novas agências da Previdência em cidades com mais de 20 mil habitantes de todo o país. “Por enquanto, o que os candidatos podem fazer é começar a se preparar. As expectativas de crescimento dentro do órgão são boas”, afirmou o presidente.

Solicitação
O pedido de autorização para o lançamento do certame do INSS está em análise no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). Do total de oportunidades, 2 mil serão para o cargo de técnico – que exige nível médio – e 500 para o de analista, para quem concluiu graduação. Após a autorização, o instituto deverá escolher a empresa organizadora e elaborar o edital.  A previsão é de que as oportunidades sejam para todo o Brasil.

Em 2008, o INSS lançou edital com 1,4 mil vagas de técnico e 600 de analista. Organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), o processo ofereceu salários iniciais que variaram de R$ 1.989,87 a R$ 2.243,78.